PALHAÇOS À SOLTA
PALHAÇOS À SOLTA
O riso como processo de cura
AÇÕES CULTURAIS
O projeto Palhaços à Solta realizará oitenta apresentações no período de dez meses, em hospitais públicos de Poços de Caldas-MG. As intervenções semanais dão continuidade às ações do projeto que existe desde 2016.
Os espetáculos são apresentados de leito em leito, quarto a quarto, em todos os setores dos hospitais, alcançando o maior número de pessoas. Todo o projeto possui classificação livre e ações direcionadas a cada público: criança, adolescente, adultos e idosos.
As ações que acontecem durante o período de comemoração de datas festivas nacionais, tais como Carnaval, Páscoa, Festa Junina, entre outras, são temáticas, promovendo a valorização da cultura tradicional brasileira.
O jogo lúdico e sensível dos palhaços e palhaças traz uma nova perspectiva para o processo de internação. Por meio do humor, da alegria e da brincadeira são criadas conexões empáticas e verdadeiras.
Os pacientes são visitados por duplas de palhaços com números de malabarismo, mágica, musicais, reprises de circo, contação de histórias e jogos de improviso.
ETAPAS DO PROJETO
* Todas as etapas da produção do início ao fim do projeto são realizadas pela equipe da Mamute Cultural.
-
Organização do cronograma de atividades;
-
Treinamentos semanais de corpo e voz para o núcleo artístico;
-
Treinamento continuado de LIBRAS para ampliação da acessibilidade;
-
Criação e divulgação de vídeo com audiodescrição;
-
Apresentações semanais por dez meses nos Hospitais Santa Casa de Poços de Caldas e Hospital Santa Lúcia;
-
Divulgação constante do projeto na imprensa;
-
Devolutiva para patrocinadores e parceiros.